Faces para Games

Aprenda a modelar faces para games, utilizando ZBrush, Zwrap e Marmoset.

Face para Games

  • 188 Alunos matriculados
  • 24 Horas de duração
  • 50 Aulas
  • 7 Módulos
Parcele em 12x R$ 12,05 (ou R$ 120,00 à vista)
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Rafael de Souza da Silveira

O curso será ao vivo durante quatro sábados, do dia 14/08 ao dia 04/09. Cada aula terá 3 horas, das 9hs às 12hs (horário de Brasília).
Depois ficaremos todos juntos ao vivo no Discord, das 13hs às 17hs ajudando os alunos com os exercícios e dando feedbacks.
Vejam o conteúdo de cada dia:
Dia 1; O modelo será de um rosto humano (ou humanóide) esculpido no ZBrush (quem preferir poderá fazer no Blender).
Dia 2; Ajustes finais do rosto e modelagem de cabelos.
Dia 3; Modelagem de cabelos para games.
Dia 4; Vamos utilizar um scan da 3DScanStore para importar os detalhes (como poros) e uma textura base para nosso modelo. Para isso vamos utilizar o app ZWRAP. Levar o modelo para o Marmoset Toolbag e criar um render Interessante, com shaders de pele, cabelo, olhos etc.

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Esse curso se destina aos alunos que tenham alguma experiência com modelagem de personagens no ZBrush (ou Blender) e queiram entender um processo bem direto e simples para texturizar e renderizar seus modelos. 

Rafael de Souza da Silveira
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Conteúdo Programático

Nesta fase vamos modelar um sketch do personagem, a face e suas eventuais indumentárias.
Software utilizado: ZBrush 2019 ou superior
  • 1. Referencias e Inspirações!
  • 2. Programas e Arquivos!
  • 3. Discord das Aulas
  • 4. Pipeline
  • 5. Blocagem Primária
  • 6. "Extra" - papo sobre "formas"
  • 7. Formas Secundarias
  • 8. Blocagem cabelos
  • 9. Bate-papo sobre percepção!
Nesta segunda fase vamos refinar a face do modelo e suas eventuais indumentárias.
Software utilizado: ZBrush 2019 ou superior
  • 1. Refinamento da Cabeça
  • 2. Refinamento parte 2
  • 3. Olhos e dentes
  • 4. Estruturando melhor os cabelos
  • 5. Ajustes Finais
Hora de criar cabelos para "Real Time".
Softwares utilizados: ZBrush e Blender 2.9 ou superior
  • 1. Baixar XNormal
  • 2. Pipeline
  • 3. Planejamento
  • 4. Exportando na Escala CORRETA!
  • 5. Configuração inicial
  • 6. Hair Particles 1: Introdução
  • 7. Hair Particles 2: Projeto
  • 8. Exportando as Mechas
  • 9. Criando os Mapas de Textura
  • 10. HairCards1
  • 11. HairCards2
  • 12. HairCards3_Cachos
  • 13. HairCards4_Tranças
  • 14. Colocando os cards - 1 Tranças
  • 15. Colocando os cards - 2 Mechas
  • 16. Colocando os cards - 3 Parte superior
  • 17. Colocando os cards - 4 Detalhamento
  • 18. Colocando os cards - 5 "FlyAway"
  • 19. Sobrancelhas e Cílios
Nessa última fase, vamos preparar todo o detalhamento da superfície do modelo. Para isso, vamos importar e editar texturas e detalhes vindos dos scanners, por fim, renderizar o modelo no Marmoset Toolbag.
Softwares utilizados: ZBrush, Zwrap, Photoshop e Marmoset Toolbag.
  • 1. Programas e Arquivos!
  • 2. Exportanto os Cabelos para teste
  • 3. Montando a cena
  • 4. ZWRAP parte A
  • 5. ZWRAP parte B
  • 6. "ZBrush to Marmoset"
  • 7. Marmoset - Iluminação
  • 8. Marmoset - Hair
  • 9. Marmoset - "Metalness" (joias)
  • 10. Marmoset: Textura Olhos
  • 11. Marmoset - Cornea e Lagriminha
Alguns feedbacks de alunos que nao puderam estar ao vivo.
  • 1. Introdução ao Blender01
  • 2. Introdução ao Blender02
  • 3. Introdução ao Blender03
  • 4. Introdução ao Blender04
  • 5. Introdução ao Blender05
  • 6. Introdução ao Blender06
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